Mordida cruzada: efeitos e tratamentos

Uma mordida cruzada está comumente presente na infância e não é um daqueles problemas que se corrige ao envelhecer. O desalinhamento pode estar entre os dentes da frente, os dentes traseiros ou em ambos. Os efeitos em sua saúde podem ser sérios.

Quando sua mordida não é correta

Exemplo de mordida cruzada - Amil Dental, Mordida cruzada

Em uma mordida normal, os dentes superiores sentam-se um pouco fora dos dentes inferiores na parte dianteira e traseira e em ambos os lados da boca. Então, quando as duas fileiras de dentes não se encontram corretamente, é considerada uma má oclusão, referida como uma mordida incorreta e deve ser corrigida. Os dois tipos de mordidas anormais são anteriores e posteriores.

Uma mordida cruzada posterior é definida como aquela em que os dentes traseiros superiores mordem para dentro dos dentes traseiros inferiores. Entre 1% e 16% das crianças tem uma mordida cruzada posterior antes de seus dentes permanentes nascerem.

A segunda classificação, de acordo com a Odontologia Clínica Contemporânea, resulta quando o palato força os dentes da frente superiores a se sentar atrás dos dentes da frente inferiores.

Efeitos de uma mordida desalinhada

Homem com dor de dente - Amil Dental, Mordida cruzada

Quando a mordida está desalinhada, é mais provável o surgimento de problemas dentários e outros problemas de saúde e emocional. Os efeitos de uma mordida desalinhada incluem a cárie dentária, periodontite e o estresse nos músculos do maxilar, o que leva a dores de cabeça e dores crônicas da mandíbula, pescoço, ombros e costas.

O bruxismo e o crescimento anormal também podem ser o resultado de uma mordida desalinhada. Se a condição não for corrigida, o rosto pode crescer assimetricamente.

Tratamentos

Menina no dentista - Amil Dental, Mordida cruzada

O melhor momento para corrigir uma mordida cruzada é enquanto criança ou adolescente, mas há opções de tratamento disponíveis para adultos. O tratamento da condição envolve o ajuste dos dentes, palato ou mandíbula com aparelhos ortodônticos.

  • Expansor palatino ou maxilar: um ortodontista atribui um aparelho que é colocado no palato e preso aos dentes superiores que, gradualmente, amplia o palato superior pela utilização regular de uma chave especial no aparelho. Os expansores palatinos são mais eficazes em crianças, cujos palatos ainda estão crescendo.
  • Expansor removível: um aparelho que os adultos podem usar à noite para ampliar o paladar superior quando apenas é necessária uma expansão mínima.
  • Expansão palatina rápida assistida cirurgicamente: um cirurgião realiza um procedimento cirúrgico para quebrar intencionalmente o osso do maxilar em vários lugares e, após a cirurgia, o paciente usa um aparelho customizado. Esta cirurgia permite uma expansão mais ampla do palato superior do que os expansores palatinos fornecem.
  • Aparelho ortodôntico: como tratamento por si só ou após a expansão palatina, o aparelho ortodôntico endireita e fixa os dentes superiores e inferiores para obter uma mordida alinhada.

Ao receber tratamento para uma mordida desalinhada, mantenha os dentes limpos para reduzir o risco de cáries. Escove duas vezes ao dia e use fio dental uma vez por dia e use um enxaguante antibacteriano para ajudar a evitar a formação de placa nas áreas da boca, que são difíceis de alcançar.

A mordida cruzada aumenta o risco de muitos problemas dentários, e isso pode afetar sua mandíbula, pescoço e ombros. Embora a condição seja mais efetivamente tratada em crianças, não permita que isso o impeça de encontrar um plano odontológico, um dentista ou ortodontista para obter conselhos. Com o tratamento certo, você pode corrigir sua mordida cruzada.

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *